Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente ....
Início do conteúdo
Página inicial > Comunicação > Notícias > Escola de Saúde Pública recebe ingressos do Programa de Residência Integrada em Saúde
RSS
A A A
Publicação:

Escola de Saúde Pública recebe ingressos do Programa de Residência Integrada em Saúde

Aula inaugural RIS
Residência Integrada em Saúde - Foto: Andrei Pereira

Escola de Saúde Pública recebe ingressos do Programa de Residência Integrada em Saúde

A Escola de Saúde Pública (ESP), vinculada à Secretaria Estadual da Saúde, realizou nesta segunda-feira (04/03) a abertura oficial do Programa de Residência Integrada em Saúde. Em cerimônia realizada no Instituto de Ciências Básicas da Saúde ICBS/UFRGS, a turma recebeu as boas-vindas à residência médica e multiprofissional do ano de 2024. 

A modalidade de educação multidisciplinar é desenvolvida em diferentes serviços da rede pública e promove atividades de trabalho, estudo e pesquisa no campo da atenção integral em saúde. Ao todo são 183 vagas destinadas à formação de recursos humanos para o Sistema Único de Saúde (SUS), sendo 83 alunos de primeiro ano (R1) e 100 vagas divididas entre os atuais R2 e R3. 

Presente no evento, a secretária estadual da saúde adjunta, Ana Costa, ao receber os residentes relembrou o início da própria carreira. “Quando me formei sequer se falava em fonoaudiologia no SUS. O conceito de residência integrada significa que precisamos estar integrados, olhando para o cidadão que está buscando atendimento, enxergando a comunidade de fato. A necessidade de formação e a questão humana no cuidado são pontos essenciais nessa jornada”, enfatizou a secretária. “O SUS é encantador e desafiador. A gente só consegue fazer a diferença com profissionais comprometidos”, completou.  

Coordenadora da Residência Integrada em Saúde, Maria Antonia Heck, reforçou a responsabilidade da Escola de Saúde Pública em administrar as residências. “É sempre um período de muito trabalho, muita dedicação e muitos desafios. Agradeço muito a vocês e tenho certeza de que vão fazer diferença onde quer que atuem no futuro”. 

A diretora da ESP, Teresinha Valduga Cardoso, salientou o quanto a Secretaria Estadual da Saúde valoriza a residência e o padrão de formação construído ao longo dos anos. “A gente se orgulha muito dos residentes formados na Escola. Muitos de nossos residentes ocupam hoje espaços de destaque no Estado e no país, o que reforça a importância de termos profissionais preparados no serviço”, declarou. Parabenizando alunos, tutores e preceptores, a diretora frisou que “a humanização do cuidado deve ser a essência para fortalecermos um SUS de qualidade e com segurança”. 

Ex-residente da ESP, o secretário de Saúde de Porto Alegre, Fernando Ritter, relembrou que vinte anos atrás estava exatamente onde os alunos se encontram hoje. “Aproveitem muito esse momento. O cuidado integral em saúde é muito importante. A magia da residência é viver isso intensamente na prática. Juntos somos melhores que individualmente”, ressaltou o secretário. 

Representando a Secretária Estadual da Segurança Pública, o diretor do Departamento Médico-Legal, Paulo da Cruz Barragan, também esteve presente na cerimônia e reforçou a diferença entre trabalhar na gestão pública e na gestão privada. “A residência no SUS é muito importante, porque vocês vão trabalhar com pessoas que precisam do nosso trabalho, não é uma relação comercial”, disse. 

O presidente do Conselho Estadual de Saúde, Cláudio Augustin, celebrou dar as boas-vindas para mais uma turma de residentes e afirmou “A residência é a base para o Sistema Único de Saúde”. 

Natural de Campo Grande (Mato Grosso do Sul), o residente em psiquiatria Lucas Guilherme Vieira Pacini escolheu o Rio Grande do Sul justamente pela característica multiprofissional de ensino. “Sei que aqui terei muitas oportunidades de aprendizado, de contatos e de troca de experiências”, almejou.

Endereço da página:
Copiar
ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA