Página inicial > Institucional > Quem somos

Quem somos

A Escola de Saúde Pública (ESP/RS) é um Centro de Educação e Pesquisa em Saúde da Secretaria Estadual da Saúde que tem por missão a gestão da educação em Saúde Coletiva no Estado, desenvolvendo ações de formação, educação permanente, pesquisa, extensão e produção de conhecimentos, que contribuam para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e para a promoção da saúde e da qualidade de vida da população gaúcha.

Para consecução de seus fins e dentro da sua competência legal, a ESP/RS desempenha, em permanente e estreita articulação com os demais Departamentos da SES/RS, e de acordo com as políticas de saúde por ela formuladas, dentre outras funções, as seguintes:

• formação e aperfeiçoamento de profissionais para o setor de saúde;

• planejamento e execução de atividades referentes à educação permanente e à pós graduação dos profissionais do setor de saúde, diretamente e/ou em articulação com outras instituições;

• apoio ao desenvolvimento de recursos humanos do Setor de Saúde;

• coordenação e desenvolvimento dos programas de Residência Integrada em Saúde (Médica e Multiprofissional) no âmbito do SUS;

• difusão de conhecimentos técnicos e científicos, através do ensino, de publicações ou de outras formas de comunicação, possibilitando, inclusive a extensão à população das conquistas e benefícios resultantes da criação cultural e da pesquisa científica e tecnológica produzidas na instituição;

• assessoria técnica e consultoria especializada na área da educação para a saúde, direcionada a instituições governamentais e não governamentais.

• coordenação e implementação de suas ações de forma descentralizada no interior do Estado, por meio dos Núcleos Regionais de Educação em Saúde Coletiva (NURESC) e Unidades Regionais da ESP/RS.