Página inicial > Comunicação > Notícias > FIOCRUZ CERTIFICA TURMAS DE EDUCADORES POPULARES NA ESP

FIOCRUZ CERTIFICA TURMAS DE EDUCADORES POPULARES NA ESP

Grupo de novos educadores com seu certificado na mão.
Certificação dos novos educadores populares na ETSUS da ESP. - Foto: Isabel Bonorino

Nesta sexta-feira (26), foram certificadas as três turmas de Porto Alegre do Curso de Aperfeiçoamento em Educação Popular em Saúde - EdPopSUS. No total, foram 10 turmas em todo o estado, que a partir de agora levarão todo o aprendizado para suas regiões. O curso, que tem certificação da Fiocruz, iniciou em 2017, em parceria com a Secretaria Estadual da Saúde através da Escola de Saúde Pública, em seis macrorregiões de saúde do estado.

A programação do evento começou com uma atividade de integração entre colegas de curso e gestores: uma roda de dança circular no pátio da Escola Técnica do SUS (ETSUS), na sequência se dividiram em grupos de discussão e após voltaram para o auditório, onde ocorreu a entrega das certificações.

A diretora da ESP, Teresinha Cardoso Valduga parabenizou as turmas e destacou a importância da capacitação, mas também do momento de se reunir com ex-colegas e tutores para conversar sobre o que foi feito no curso. Teresinha também destacou a relevância do cuidado para atender melhor o paciente. "A gente nunca pode esquecer de que hoje eu cuido e amanhã eu quero ser cuidado. Mas de que forma eu quero ser cuidado?”, questionou a diretora.

Ana Maciel, coordenadora do curso, afirmou que um dos principais objetivos do curso é a construção compartilhada do conhecimento a partir de questões da cultura local de cada um: “Alguns nas comunidades alemãs, outros nos quilombos.. É importante conhecer o que tem no seu território, o que eles praticam, qual o conhecimento tradicional, com suas benzedeiras, plantas medicinais, ervas, chás e o que a população daquele local tem produzido culturalmente naquele território porque cada lugar é diferente”, afirma a educadora. Outra questão relevante é a equidade e a problematização do que acontece em cada um desses locais.

Alegria do trabalho bem feito.

As três turmas do EdPopSUS foram compostas tanto por profissionais da área da saúde, quanto por lideranças comunitárias e de movimentos sociais, como os movimentos negro e das mulheres. A ideia é multiplicar o conhecimento: "Com a certificação eles têm o reconhecimento da equipe de saúde de estar com o certificado na mão como educadores populares”, conclui Ana Maciel.

A expectativa é de que o curso seja aberto novamente em 2019.

Por ACSESP em 26 de outubro de 2018*

*Em virtude do período eleitoral, as matérias feitas entre os meses de julho e outubro estão sendo publicadas posteriormente.