Página inicial > Comunicação > Notícias > Vamos Falar Sobre? Saúde do Homem Além do Novembro Azul

Vamos Falar Sobre? Saúde do Homem Além do Novembro Azul

Vamos Falar Sobre? Saúde do Homem além do Novembro Azul
Carlos disse que o homem tem que ser o protagonista do cuidado consigo mesmo. - Foto: Thiago Rodrigues

Na tarde de ontem servidores e terceirizados da ESP participaram da oficina  Novembro Azul: Vamos Falar Sobre?,  com  Carlos Antonio da Silva, Coordenador Saúde do Homem do Departamento de Ações em Saúde (DAS/SES).

A oficina abordou assuntos como a importância do atendimento médico de rotina, do cuidado do que é importante fazer, o conhecimento que o homem deve ter do seu próprio corpo, da sua história de vida, da genética entre outros.

A diretora da ESP Teresinha Valduga salientou  que a prevenção e a qualidade de vida, o tratamento da saúde são relevantes para evitar a doença e os profissionais da saúde são os mais descuidados, sendo assim todos devem lembrar do cuidado e principalmente os homens precisam refletir o que estão fazendo com sua saúde e como estão fazendo.

Presente também na oficina Lacy Maria da Silva Pires, do Programa Primeira Infância Melhor (PIM), disse que a aproximação com a saúde do homem e as temáticas apresentadas ampliariam o trabalho executado pelos visitadores com as famílias, uma vez que dessimanaria o cuidado da criança e da mãe nesta relação com o pai sobre a ótica do olhar dele para com ele, repercutindo na saúde e no afeto com os demais familiares.

Para Carlos Antônio os indivíduos têm pensarem sobre os três "H" emblemáticos da saúde do homem , primeiro o homem humanitário que tem afeto e que o expressa na forma de carinho. segundo "H" é em relação aos hábitos saudáveis, mudando e em mudando ganharia tempo e qualidade de vida. O último seria da história da familia, dos antepassados, que carga traz geneticamente. Ressaltou, ainda que o homem só mudará sua história quando conhecer a si mesmo, tendo uma postura diferente frente ao seu histórico de vida e saúde, alterando assim  o curso da morbimortalidade masculina