Página inicial > Comunicação > Notícias > Palestra sobre mediação de conflitos acontece na Escola de Saúde Pública

Palestra sobre mediação de conflitos acontece na Escola de Saúde Pública

Palestra sobe mediação de conflitos acontece na Escola de Saúde Pública
Servidores e funcionário terceirizados participaram da palestra - Foto: Thiago Rodrigues

Nesta manhã (11) data em que a Escola de Saúde Pública comemora 55 anos, servidores da ESP e trabalhadores da empresa Excelência participaram da palestra Mediação de Conflitos: escuta e diálogo com a gerontóloga Suzete Carbonell Leal. A palestrante atua, como voluntária, no Núcleo de Estudos e Mediações do Rio Grande do Sul, NUMES.

O grupo é formado por profissionais de diferentes áreas, que exercem essa atividade nas comarcas do Estado, especificamente nas Varas Cíveis e de Família dos Fóruns Regionais, com objetivo é transformar os conflitos em conciliação.

A atividade de forma não litigante, utiliza ferramentas como a escuta ativa e o consenso se dá entre os medianos e conciliados, de forma que as partes saem satisfeita com a negociação. Dos conflitos existentes 10% são causados por diferença de opinião e 90% devido ao uso errado do tom de voz, afirmou Carbonell. Por fim, ressaltou que ao formarem um círculo, mediadores e medianos estabelecem um processo de escuta, concentrando-se nos interesses e não nas posições, criando opções e ganhos múltiplos.

Presente no evento a diretora da ESP Teresinha Valduga Cardoso, o vice-diretor Marcos Costa da Silva e advogada Adriana Leite que integra também o NUMES.