Página inicial > Comunicação > Notícias > Escola de Saúde Pública realiza atividade de acolhimento para novos residentes

Escola de Saúde Pública realiza atividade de acolhimento para novos residentes

Residentes receberam informações sobre a Rede de Atenção em Saúde
Residentes receberam informações sobre a Rede de Atenção em Saúde - Foto: Thiago Rodrigues

Dando continuidade a semana de acolhimento, os ingressantes do Programa de Residência Integrada em Saúde (RIS) da Escola de Saúde Pública (ESP/RS) participaram de atividade na instituição nesta terça-feira (7). O objetivo foi apresentar aos residentes os serviços que integram a Rede de Atenção em Saúde dos municípios que têm termo de cooperação técnica com a RIS: Porto Alegre, Canoas, Esteio, Sapucaia do Sul, São Lourenço do Sul e Venâncio Aires. Também foram mostrados dados demográficos e de índice de desenvolvimento humano dos municípios.

As apresentações servem como subsídio para que os mais de 80 novos residentes possam escolher o serviço e o município que servirá de campo de formação prática. A residência é de 24 meses e tem carga horária de 5.670 horas, sendo 80% de formação prática e 20% de atividades teóricas e de pesquisa.

“Ao aproximar profissionais residentes com os que atuam há anos nos serviços de saúde, o programa propicia troca de saberes e contribui para uma formação que considera o dia a dia e a realidade do SUS”, diz Maria Antônia Heck, coordenadora da RIS. Ela estimula os residentes a serem inquietos e propositivos em relação aos processos de trabalho.

O Programa da RIS conta com as modalidades de residências médicas e multiprofissional em saúde e busca a integração entre trabalho e educação e das diferentes profissões que atuam nas equipes de saúde. A residência médica inclui a medicina de família e comunidade, psiquiatria e dermatologia sanitária. A residência multiprofissional tem ênfases na atenção básica, saúde coletiva, saúde mental, dermatologia sanitária e vigilância em saúde.