Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente ....
Início do conteúdo
Página inicial > Comunicação > Notícias > Primeira edição do curso de qualificação em imunizações ocorre na Escola de Saúde Pública
RSS
A A A
Publicação:

Primeira edição do curso de qualificação em imunizações ocorre na Escola de Saúde Pública

Mesa de autoridades
Curso é dirigido a profissionais de enfermagem que atuam em salas de vacina - Foto: Fernanda Nunes

Técnicos e auxiliares de enfermagem que atuam na atenção básica dos municípios das  2ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) participam da 1ª edição do Curso de Qualificação em Imunizações. A ação é organizada pela Escola de Saúde Pública (ESP/RS) e Escola Técnica do SUS (ETSUS/RS), em conjunto com o Núcleo Estadual de Imunizações do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS). O curso, que iniciou na manhã desta terça-feira (30) e encerra em 9 de setembro, está apoiado nas diretrizes do Manual de Normas e Procedimentos para Vacinação do Ministério da Saúde e tem por finalidade  informar, atualizar e disseminar normas e orientações pertinentes às atividades de imunização entre os profissionais que atuam em salas de vacinação. 

O objetivo é também qualificar os trabalhadores do SUS  com a finalidade de aumentar as coberturas vacinais e a prevenção de doenças. Com 70 horas/aula, o curso inclui formação teórica e prática que garantam ao  profissional de enfermagem  segurança e qualidade na administração de  vacinas.

A diretora da Escola de Saúde Pública (ESP/RS), Teresinha Valduga Cardoso, ressaltou a importância da ação, como forma de qualificar o atendimento ao usuário,  aliando o conhecimento técnico ao acolhimento humanizado. “Esta qualificação é relevante, pois o calendário de vacinação é complexo e precisamos investir cada vez mais na formação dos profissionais, principalmente com o apoio dos gestores municipais”, disse a  coordenadora da 2ª CRS, Tarsila Rorato Crusius. 

A secretária de Saúde de Arroio dos Ratos, Ivete Canha, afirmou que a iniciativa é fundamental para os municípios em função da carência de profissionais atuando na área de imunizações.
A ideia é que, a partir deste primeiro curso, sejam realizados outros, de forma permanente e  descentralizada nas demais  coordenadorias regionais de saúde do Estado, abrangendo também a capacitação de profissionais de nível Superior.  A certificação do curso será homologada e validada pela ESP/RS e os participantes estarão habilitados a atuarem como multiplicadores em seus municípios.

Endereço da página:
Copiar
ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA