Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente ....
Início do conteúdo
Página inicial > Comunicação > Notícias > II Parte: Carnaval, Cultura e Criatividade Momento Cultural ESP
RSS
A A A
Publicação:

II Parte: Carnaval, Cultura e Criatividade Momento Cultural ESP

Carnaval, Cultura e Criatividade: Momento Cultural ESP
Confira! - Foto: Jerônima Daltro Milton

 Embaixadores Do RitmoGustavo Giró

Presidente: Briane Giró

Presidente de Honra: Adolfo Giró

Diretor de Carnaval: Gustavo Girpo

 

Continuando nosso passeio pelo mundo do carnaval, e como diretor da Embaixadores do Ritmo penso ser importante falarmos do momento atual do Pais, do Estado e da Cidade, acabou refletindo não só no carnaval, mas na cultura como um todo. A prova disto que os lugares onde ocorrem os grandes carnavais como Rio de Janeiro e São Paulo, as escolas que ganharam, ganharam o carnaval com a temática que estamos vivendo. 
Em SP aquela coisa esplêndida, com a Acadêmicos de Tatuapé (enredo Maranhão, os Tambores vão Ecoar na Terra de Encantaria) e no Rio de Janeiro, a Oitava Maravilha Do Mundo, tanto com a Tatuapé e a Beija Flor (o samba-enredo “Monstro é aquele que não sabe amar (Os filhos abandonados da pátria que os pariu)” , elas poderiam ter feito outras coisas. A primeira emoção que se teve em termos de País foi com a própria Tatuapé (música) isto foi sentimental, cultural as pessoas choravam, então quando a Tuiuti entrou e as pessoas já sabiam era critico as pessoas estavam esperando para ver o que ia acontecer, pois foi a escola que no ano anterior teve dois carros quebrados, pessoas hospitalizadas e praticamente foi o último lugar. 
A liga das Escolas de samba do Rio decidiu que ela não seria rebaixada, logo a Tuiuti preparou o carnaval para este ano com este apelo, mas foi um apelo sentimental que falava da raiz, dos negros, da liberdade, da escravidão a ponto de emocionar as pessoas e estas acabarem até chorando na avenida. Acrescenta-se a isto o fato de que uma outra também teve uma grande sacada, ora esta é muito inteligente para ter sacada o que já era de se esperar e aconteceu isto (Samba):

Oh pátria amada, por onde andarás?

Seus filhos já não aguentam mais!

Você que não soube cuidar

Você que negou o amor

Vem aprender na beija-flor

Quando a beija flor entrou tinha 90.000 pessoas sentadas olhando, então a escola de Nilópolis colocou tudo de uma outra forma, tudo o que está acontecendo neste momento no País e foi uma coisa arrasadora o povo não olhou para a Beija Flor para ver se a fantasia estava bonita, se o carro alegórico estava bonito, se o Mestre-Sala estava dançando o samba quando entrou na avenida as pessoas, que já estavam se manifestando ante aos problemas sociais antes da escola entrar, somente cantaram e esqueceram o restante. Mas eles tinham coisas bonitas, interessantes, porque a Beija Flor conseguem retratar fielmente o que acontece.
Em uma das alas havia uma área do povo, impressionante, retratando a menina que sai do colégio com o celular e o cara passa correndo e rouba o celular dela com a arma na mão, ou do prédio da Petrobras onde em cada janela havia uma representação dos políticos. Em 32 anos de Sambódromo foi o maior arrastão que se viu, o público ocupou a avenida com a Beija Flor, o carro de som é desligado, o Neguinho parou de cantar e esse público seguiu cantando, foi a maior coisa que aconteceu, passado isto a Escola de Nilópolis ganha o carnaval.

Em Uruguaia, no Rio Grande do Sul, no domingo (5) a campeã é a Ilha do Marduque que falava na primeira parte da Revolução Francesa e da metade até o fim da Revolução Francesa com foco no Brasil, mostrando todas as mazelas de como se encontra o País a exemplo do que fez a Beija Flor. A Marduque é a única escola de Uruguaia que tem casal de mestre-sala e porta-bandeira gaúchos, Ana Marilda e Caio, todos as outras são cariocas.
Isto foi o que aconteceu em termos de carnaval, lá em setembro, o temista da Embaixadores do Ritmo o Paulista André Filosofia, conhecido no meio carnavalesco, também como compositor propôs dar início ao tema da escola, e a partir desta proposta que dei “Samba... Agoniza, Mas Não Morre!”, começa o trabalho antes mesmo de sabermos o que a Beija Flor faria ou as demais escolas.
André foi criando o tema e em novembro mandou o enredo, minha ideia como diretor de carnaval não estava voltada aos problemas do País, partia sim do tema de 2017, “100 Anos de Samba”. Assim passamos o tema enredo para os compositores*, e eles fizeram o samba, faltando 15 dias para apresentá-lo.

O samba na primeira noite que rodou integralmente foi na Gaúcha, no domingo as 3:30 da manhã, no Programa do Cláudio Brito, no outro dia às 18 h tinha 10.000 visualizações. Hoje (6) deve estar batendo em torno de 38.000 ou 39.000 visualizações, ou seja isto nunca aconteceu na história de Porto Alegre e foi o que rolou do que contamos, as coisas que parecem serem bem regradinhas, na verdade aparecem por acaso e vão se realizando.

O samba da Embaixadores foi usado como manifestação nos municípios onde o carnaval foi cancelado se espalhando por todo a Nação. O desfile se ocorresse em Porto Alegre a Embaixadores colocaria a representação dos fatos que afetam a sociedade, porém só nos restou então o desfile que ocorrerá no próximo dia 24 (sábado).

Em termo de carnaval ou desenvolvimento cultural as coisas são macro, não são micro e temos projetos aprovado na Lei de Incentivo à Cultura, popularmente chamada de Lei Rouanet, é conhecida principalmente por sua política de incentivos fiscais. 
Creio que volta novamente a partir de 2019 no Sambódromo temos a capacidade de 10.000 a 15.000 pessoas sentadas, temos 20.000 pessoas ao entorno, mas na TV conseguimos bater o pico, 6 milhões a 3 milhões de televisores, dentre as emissoras do Estado. Não há outro evento que bata o carnaval em audiência de Televisão, e os desfiles de sexta e sábado são transmitidos pelas emissoras locais e sucursais, uma vez que os Gaúchos não têm grande interesse no carnaval de São Paulo que passa nestes dias nas demais emissoras do País.
As escolas de samba, hoje em dia em Porto Alegre, em função da segurança realizam ensaios de terça a quarta-feira, logo quem participa do ensaio o componente da escola e aquele que gosta da entidade. Como é um período de aulas e de trabalho à noite, aqueles que gostam do ensaio começam a participar em janeiro, começo de fevereiro, mas também já estão começando as aulas particulares, faculdades o que faz com que não se tenha este público. Logo não é porque as pessoas não gostem não se tem o público, isto é o que acontece na cidade.
Mas vejo que isto é uma ponta do que acontece na cidade que passa pelo governo, pelos políticos ou pela própria sociedade.

* Samba Enredo 2018 - Maranhão: Os Tambores Vão Ecoar Na Terra da Encantaria
G.R.E.S. Acadêmicos do Tatuapé (SP)

Confira: https://youtu.be/c6qxlfp7uLc

* Samba Enredo 2018 - Meu Deus, Meu Deus, Está Extinta a Escravidão?
G.R.E.S Paraíso do Tuiuti (RJ)

Confira: https://youtu.be/yUxfwAzHOeY

* Samba Enredo 2018 - Monstro É Aquele Que Não Sabe Amar (Os Filhos Abandonados da Pátria Que Os Pariu)
G.R.E.S. Beija-Flor de Nilópolis (RJ)

Confira: https://youtu.be/5kiYwVRWU6Y

* EMBAIXADORES 2018 | Confira o samba-enredo dos Embaixadores do Ritmo para o Carnaval 2018. Autoria de Vinicius Brito, Rafael Tubino, Vinícius Maroni, Thiago Meiners, Tom Astral, Thiago Sukata, Saimon e Igor Vianna. https://www.youtube.com/watch?v=ybgGf1_D_Oc

Endereço da página:
Copiar
ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA