Uso de crack durante a gravidez será debatido em simpósio na próxima semana
Os efeitos do crack na gestação e nos bebês nascidos de mães usuárias serão temas na próxima quinta-feira (24) de um simpósio promovido pela Secretaria Estadual da Saúde (SES) em Porto Alegre. O encontro está com inscrições abertas e é voltado para profissionais da área e pessoas que trabalham com o tema. A atividade ocorrerá pela manhã e tarde, no Teatro do Foro Central (rua Manoelito de Ornellas, 50 – Centro).
Os efeitos do uso do crack pela gestante sobre o feto e o recém-nascido constituem um importante tópico de saúde pública devido à incidência alta e cada vez maior dessa droga no mundo e aos possíveis efeitos no bebê, quando a mãe usa a droga durante a gravidez. No simpósio, serão apresentados estudos desses efeitos, relatos de experiências o olhar da justiça e o cenário nacional.
PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR
8h30 - 9h – Mesa de Abertura: Ministério da Saúde, Ministério da Justiça, Secretaria Estadual da Saúde, Secretaria Estadual da Justiça e Direitos Humanos, Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre, Tribunal de Justiça, Gabinete de Políticas Sociais
09h - 10h30 – Maternidade e Crack: Cenário Nacional
10h30 - 12h – Maternidade e Crack: o Olhar da Justiça
13h30 - 14h30 – Maternidade, Crack, Cárcere e Linha de Cuidado
14h30 - 15h30 – Entendendo os efeitos no crack na gestação e no desenvolvimento da criança
15h30 - 16h30 – Relatos de experiência das maternidades: gestantes usuárias de crack
17h – Encerramento
Informações e inscrições:
Secretaria Estadual da Saúde - Departamento de Ações em Saúde
(51) 3288.5903
e-mail: redecegonha@saude.rs.gov.br