Página inicial > Comunicação > Notícias > Escola de Saúde Pública (ESP/RS) realizou evento para incentivo à doação de órgãos.

Na última quarta-feira (22/9), a ESP/RS em conjunto com a Central Estadual de Transplantes realizou o evento online Cenário Estadual da Doação de Órgãos e Transplantes - Foto: ASCOM/ACS/ESP/RS

Na última quarta-feira (22/9), a ESP/RS em conjunto com a Central Estadual de Transplantes realizou o evento online Cenário Estadual da Doação de Órgãos e Transplantes. A atividade ocorreu para os residentes da Escola e contou com a presença da deputada estadual Franciane Bayer, da representação da Central Estadual de Transplantes/SES-RS e de um paciente transplantado.

O Dr. Rafael Rosa, coordenador da Central Estadual de Transplantes/SES-RS, relatou que durante a segunda onda de COVID, em março, o Rio Grande do Sul conseguiu somente oito doadores, mas que a Central Estadual de Transplantes está trabalhando para a retomada dos números.

O pedagogo James Cassiano palestrante e transplantado cardíaco, relatou todo o processo que ele passou durante a época do transplante. O convidado ressaltou a importância da humanização do atendimento médico hospitalar do Hospital. Ele conta que “Tinha muita preocupação com a desinformação, por isso eu criei duas páginas no facebook para informar mostrando a vida de um paciente com insuficiência cardíaca até a hora do transplantes”

A diretora Teresinha Valduga Cardoso ressaltou a importância do evento e convidou a todos para participar do Seminário: Desmistificando a doação de órgãos que ocorrerá segunda-feira (27/9) às 14h.Texto Karen Cardoso, diretora-adjunta da Escola de Saúde Pública (ESP/RS)