Página inicial > Comunicação > Notícias > Aula magna virtual abre curso de cuidadores de idosos

Aula magna virtual abre curso de cuidadores de idosos

foto - Foto: foto

Começa na próxima segunda-feira (5), o Curso de Cuidadores de Idosos, promovido pela Escola de Saúde Pública (ESP/RS) e pelo Departamento de Ações em Saúde (DAS) da Secretaria da Saúde do Estado (SES/RS).

A abertura contará com a presença da secretária da Saúde, Arita Bergmann, e com uma aula magna ministrada pela enfermeira Iride Cristofoli Carbelon. Com o tema "Envelhecimento e suas alterações biológicas, fisiológicas e psicossociais, transição demográfica, epidemiológica e consequências para o cuidado em saúde da pessoa idosa", a aula magna será transmitida online, às 15h, pelo canal www.youtube.com/user/acssesrs. A aula magna poderá ser assistida pelo público em geral.

A carga horária do curso, destinado a 25 alunos, é de 80 horas/aula. Os alunos poderão ter acesso remoto da aula magna e do conteúdo dos Módulos I, II, III e IV. A apresentação de todo o conteúdo teórico será remota. O momento prático ocorrerá presencialmente na sala de aula da ESP, em Porto Alegre.

A diretora do DAS, Ana Costa, ressalta que a política destinada à pessoa idosa implementada pelo Estado inclui preparar quem cuida. "Os cuidadores contemplados neste curso serão orientados por professores qualificados para promover à pessoa idosa uma maior qualidade de vida." Segundo ela, "o compromisso de investir nas pessoas é a melhor opção, a melhor ação para quem precisa ser cuidado com afeto e carinho".

Conforme a diretora substituta da ESP, Karen Cardoso, a formação de cuidadores de idosos é uma meta deste governo. Nesta parceria com o DAS, coube à Escola o papel de planejamento e execução do curso. Ela afirma que, devido à pandemia, foi necessária uma readequação da proposta inicial.

"Formulamos uma proposta híbrida de Ensino a Distância (EAD), com acesso pelo celular, mais um módulo presencial, com práticas de laboratório, que serão realizadas somente quando forem autorizadas pelo decreto de distanciamento controlado", concluiu.