Página inicial > Comunicação > Notícias > SUICÍDIO DE IDOSOS É TEMA DA WEBCONFERENCE NO MINISTÉRIO PÚBLICO DO RS

SUICÍDIO DE IDOSOS É TEMA DA WEBCONFERENCE NO MINISTÉRIO PÚBLICO DO RS

Arte/ESP - Foto: ASCOM ESP

O suicídio de idosos constitui-se em um grave problema de saúde pública, especialmente no estado do Rio Grande do Sul. Este tema foi apresentado pela servidora Claudia Weyne Cruz, da Escola de Saúde Pública (ESP) e pela servidora Andréia Novo Volkmer, doCentro Estadual De Vigilância em Saúde (CEVS), nesta segunda-feira (12), no Ministério Público/RS, por meio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF). A “Webconference” sobre Suicídio de Pessoas Idosas foi coordenada por Angela Salton Rotunno, procuradora de Justiça, e mediado por Edes Ferreira dos Santos Cunha, promotor de Justiça de Defesa dos Direitos Humanos.

Claudia explica:“a antecipação da morte acaba sendo, muitas vezes, a única forma de pôr um fim ao sofrimento. Quando é possível intervir a tempo, muito pode ser feito em favor da vida”. De acordo com a pesquisadora, entre idosos, ocorrem aproximadamente quatro tentativas de suicídio para um óbito, o que demonstra que os mais velhos buscam métodos mais letais e são menos ambivalentes em relação a morte.