Página inicial > Comunicação > Notícias > Curso de 200 horas capacitou profissionais que atuam no Samu

Curso de 200 horas capacitou profissionais que atuam no Samu

Curso contou com atividades práticas - Foto: Divulgação/SES

A coordenação de enfermagem do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu/RS), promoveu curso com o objetivo de capacitar e qualificar profissionais que atuam nas bases do serviço no Estado. O curso  iniciou no mês de abril e encerrou em julho, no município de São Leopoldo, num total de 200 horas/aula. Conteúdos teóricos e práticos voltados ao atendimento pré-hospitalar foram abordados de acordo com o estabelecido na Portaria do Ministério da Saúde 2048/2002, que normatiza os Sistemas Estaduais de Urgência e Emergência.

Dirigido a enfermeiros, técnicos de Enfermagem e condutores que atuam em bases do Samu, a atividade capacitou os profissionais a serem multiplicadores do conhecimento em seus municípios de origem. Entre os temas abordados estão o reconhecimento de sinais de gravidade na vítima traumatizada grave, o manejo dos pacientes agressivos, psicóticos e suicidas, normas de biossegurança e segurança do paciente. Também foram realizadas atividades práticas de técnicas de imobilização com equipamentos adequados, estabilização da vítima e utilização de técnicas de remoção de pacientes. O curso incluiu ainda manejo de situações de trauma e atendimento de casos de AVC, convulsão e queimaduras.

Os participantes receberam certificados fornecidos pela Escola de Saúde Pública  (ESP/RS).