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Lançado serviço de telediagnóstico para reduzir fila de espera por consulta dermatológica na Capital

Lançamento do aplicativo foi realizado no auditório do Hospital Presidente Vargas
Lançamento do aplicativo foi realizado no auditório do Hospital Presidente Vargas - Foto: Divulgação/SES

Os médicos das Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Porto Alegre passam a contar a partir de hoje (09) com o  DermatoNet, serviço de telediagnóstico para consultas dermatológicas. O serviço foi lançado nesta quinta-feira (09) no auditório do Hospital Presidente Vargas, na Capital. Por meio do aplicativo de celular, os profissionais poderão fotografar lesões de pele dos pacientes para encaminhar aos dermatologistas. As fotos serão analisadas por especialistas que emitirão laudo de avaliação e orientação sobre o tratamento em até 72 horas. Caso seja necessária, é agendada uma consulta com dermatologista. Do contrário, o tratamento é indicado ainda na UBS. O projeto  foi desenvolvido pelo Telessaúde, vinculado a Universidade Federal da Rio Grande do Sul (UFRGS), em parceria com a Secretaria Estadual da Saúde. 

Neste primeiro encontro público com o prefeito municipal de Porto Alegre, Nelson Marchezan Júnior, o secretário estadual da Saúde, João Gabbardo dos Reis, destacou a importância da parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura da Capital. "Mais da metade dos estabelecimentos e profissionais de saúde do RS estão em Porto Alegre que é a capital brasileira com maior concentração de recursos do setor. Como o principal problema da saúde é a dificuldade de acesso aos serviços do SUS, a parceria aqui demonstrada pelo aplicativo DermatoNet, vai representar diminuição da fila de espera para consultas com dermatologistas e maior rapidez para o início do tratamento”, comentou o secretário.

                      Gabbardo salientou que a parceria da SES/RS com o Telessaúde vem desde o início da gestão, em 2015. Na época, o projeto era coordenado pelo atual secretário da Saúde de Porto Alegre, Erno Harzheim. 

Já o  prefeito Nelson Marchezan Júnior, destacou o compromisso assumido pelo governo de dar prioridade à Saúde, qualificando os serviços e dando transparência a todas as ações. Ele explicou que a ferramenta DermatoNet é o primeiro passo para agilizar o atendimento e reduzir filas, e que deve ser ampliado a outras especialidades. "O que nós queremos é que as pessoas sejam atendidas com mais agilidade e qualidade e reduzindo as filas, para que todos tenham o seu problema de saúde resolvido o mais rápido possível", afirmou.

         Ele acrescentou que a Atenção Primária tem que ser mais resolutiva e eficaz naqueles casos que podem ser resolvidos na primeira consulta. "O paciente que vai até uma unidade de saúde deve sair dali com um diagnóstico e com um exame clínico mais preciso e a indicação de tratamento. Ou, caso seja necessário o encaminhamento, tenha prioridade para a consulta com o especialista e para os exames que hoje podem demorar até um ano, um ano meio para serem realizados, reduzindo esse tempo de espera", concluiu o prefeito.

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