Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente ....
Início do conteúdo
Página inicial > Comunicação > Notícias > Na próxima sexta-feira (02/12) será realizado o Dia de Mobilização Nacional contra o Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika. Cada estado deverá receber um ministro para acompanhar as aç
RSS
A A A
Publicação:

Na próxima sexta-feira (02/12) será realizado o Dia de Mobilização Nacional contra o Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika. Cada estado deverá receber um ministro para acompanhar as aç

Próxima sexta-feira (02/12) será realizado o Dia de Mobilização Nacional contra o Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika.
Próxima sexta-feira (02/12) será realizado o Dia de Mobilização Nacional contra o Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika. - Foto: Divulgação/MS

Na próxima sexta-feira (02/12) será realizado o Dia de Mobilização Nacional contra o Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika. Cada estado deverá receber um ministro para acompanhar as ações que serão desenvolvidas na campanha. O secretário estadual da Saúde, João Gabbardo dos Reis, confirmou, durante viagem a Brasília nesta semana, a presença do ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha no RS.

O secretário Gabbardo reforçou que "não podemos esquecer da crítica situação que enfrentamos no verão 2015-2016, por isso, a necessidade dessa grande mobilização social". O objetivo da iniciativa é alertar a população para a gravidade das três doenças e orientar formas de prevenção, com a eliminação de possíveis focos de área parada, que são os locais onde o mosquito se reproduz.


Atualização dos casos

Foi divulgado nesta sexta-feira (25) pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) um novo Informativo Epidemiológico de Dengue, Chikungunya, Zika Vírus e Microcefalia. O boletim registra que neste ano já foram confirmados 2.430 casos de dengue no Estado, dos quais 2.154 são autóctones, ou seja, foram contraídos dentro do RS. O restante é importado (181) ou o local de infecção está em investigação (94). 

Entre esses 2,1 mil casos, a vigilância epidemiológica do Estado confirmou um nesta quinta-feira (24) o primeiro autóctone de dengue da temporada 2016-2017. Trata-se de uma mulher residente em Santa Rosa, que teve início de sintomas na semana 43 (entre os dias 23 e 29 de outubro). Antes desse, os últimos casos autóctones haviam sido registrados na semana 23 (entre 5 e 11 de junho).

Em relação às outras duas doenças, não há novos casos confirmados. São 68 registros de Febre Chikungunya, dos quais três são autóctones. Quanto ao zika, são 85 casos confirmados, sendo 44 autóctones.

Endereço da página:
Copiar
ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA