Página inicial > Comunicação > Notícias > ESP/RS forma turma de curso de Saúde Bucal dos municípios da 2ª CRS

ESP/RS forma turma de curso de Saúde Bucal dos municípios da 2ª CRS

xxxx
Autoridades em comemoração com os recentes formandos - Foto: Thiago Rodrigues

A Secretaria Estadual da Saúde (SES), por meio da Escola Técnica do SUS (ETSUS)/Escola de Saúde Pública (ESP/RS) e da 2ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), em parceria com aEscola de Educação Profissional (SEAC)realizou a cerimônia de entrega dos certificados do Curso de Auxiliar em Saúde Bucal, nesta quarta-feira, 19, no Auditório da ESP, em Porto Alegre. O curso teve por objetivodesenvolver as equipes de saúde bucal do Sistema Único de Saúde, de forma prioritária, propiciando uma melhor qualidade no atendimento à população.

Na solenidade foram formados 28, sendo entregue os certificados pela diretora da ESP, Teresinha Valduga Cardoso, a coordenadora da 2ª CRS Tarsila Rorato Crusius, a prefeita de Minas do Leão Silvia Lasek, a coordenadora da ETSUS Daniela Copetti, e coordenadora da SEAC, Cristiane Yung.

Na solenidade a prefeita Siliva disse que em um município de 8.011 habitantes com uma população com uma renda mensal de no máximo um salário mínimo e meio, quantas destas pessoas teriam acesso a uma saúde bucal adequada. Atualmente Minas do Leão dispõem de 01 odontólogo com apenas 20 h, então o quanto poderemos otimizar o serviço com um auxiliar no município, claro que sabemos de nossas responsabilidades e que deveríamos ter mais profissionais, mas hoje as condições dos municípios, as responsabilidades, principalmente com a questão da folha de pagamento, além de que mais profissionais quanto mais técnicos mais caros. Então eu diria que um curso como este nos dá possibilidade de formação gratuita, já que falei nas condições de nossa população, do profissional melhorar financeiramente, além de otimizar o trabalho com mais eficiência e fluidez.

Outras autoridades presentes incluíram a secretária de Saúde de Minas do Leão, Melissa Wisniewski, de General Câmara Sérgio Demarchi, representando a SMS de Taquara, a agente administrativa, Mariane Farias, e de Alvorada a coordenadora da Atenção Básica enfermeira Cláudia Estulla, Alessandra Rocha da Silva, coordenadora do curso pela ETSUS, familiares e servidores da ESP.