Página inicial > Comunicação > Notícias > Oficinas Cine Clube Saúde apresenta: “Clube de Compras Dallas”

Oficinas Cine Clube Saúde apresenta: “Clube de Compras Dallas”

Oficina Cine Clube de Saude - - Foto: Foto/Arte - Thiago Rodrigues

A Escola de Saúde Pública (ESP), em parceria com o Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS) e a Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde de Porto Alegre (CGVS) exibirá dentro do projeto Oficinas Cine Clube Saúde (OCCS) o filme “Clube de Compras Dallas”.

A OCCS, iniciada no mês julho, tem por objetivo inserir o cinema como fonte de reflexão sobre a complexidade da saúde, dentro do contexto de relação entre trabalho e ensino, a partir de uma linguagem alternativa.

Clube de Compras Dallas, será apresentado na próxima segunda-feira (26), ao todo, serão 12 exibições quinzenais, às 18 horas, no auditório da CGVS (Avenida Padre Cacique, 372, bairro Praia de Belas). O público-alvo são os residentes da ESP, extensivo aos trabalhadores da saúde e população em geral.

Resenha do Filme:

O roteiro é baseado na história de Ron Woodroof, um caubói eletricista heterossexual de Dallas que levava uma vida rodeada por sexo com múltiplas parceiras, sem proteção, assim como o uso e tráfico de drogas lícitas e ilícitas. Depois de um acidente de trabalho em 1985, seus exames de sangue informam que ele está contaminado pelo HIV. O prognóstico é de apenas 30 dias de vida. O machão convicto contesta, mas com a chegada dos sintomas passa a investir na quebra do monopólio da indústria farmacêutica com o famigerado AZT, investigando drogas alternativas no México, Amsterdã, China e Japão.

Ao longo da narrativa, Ron, até então homofóbico,desenvolve uma bela relação de amizade com Rayon, umtransexual que conheceu em uma de suas internações no hospital. A dupla criaum clube de fornecimento de remédios não autorizados, que passam a dar sobrevida para ele e os associados.Mas o clube de compras sofre ataques por parte da FDA (Food and Drug Administration), do governo norte-americano. Rayon vem a óbito e Ron continua sua luta para que os doentes terminais tenham direito a medicamentos ilegais, até morrer sete anos após o diagnóstico.

Trata-se de um filme que,com diálogos inspirados e carregados de humor, sem apelar para o melodrama e o choro fácil,critica duramente a FDA, as autoridades policiais eas políticas comerciais da indústria farmacêutica, desvelando a maneira como o personagem principal vence o forte preconceito contra ele e seus pares.