Página inicial > Comunicação > Notícias > Começa nesta segunda-feira campanha de prevenção contra a gripe no Estado

Começa nesta segunda-feira campanha de prevenção contra a gripe no Estado

Campanha de prevenção à gripe foi lançada na manhã desta segunda-feira (25), em parceria com o Cremers e o TelessaúdeRS/UFRGS - Foto: Mariana Carlesso/SES

A Secretaria Estadual da Saúde (SES) iniciou nesta segunda-feira (25) a campanha de prevenção contra a gripe. Uma das ações é a vacinação dos grupos mais vulneráveis, que a partir de hoje devem procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima para serem imunizados. Em paralelo, a SES trabalha focada nas medidas preventivas a toda a comunidade, já que alguns hábitos e cuidados são de grande importância para evitar a circulação do vírus Influenza. Também foram apresentadas hoje  as parcerias da Secretaria Estadual da Saúde  com o Telessaúde/UFRGS e o Conselho Regional de Medicina (Cremers), que resultaram em um novo aplicativo e um canal via telefone 0800, além de peças publicitárias sobre o tema.

No evento de apresentação, realizado na sede do Cremers, em Porto Alegre, o secretário João Gabbardo dos Reis reiterou que a vacinação é uma das armas para o enfrentamento à gripe. “Mas não é a única. É fundamental a adoção, por todos, de hábitos que também irão proteger e diminuir a circulação do vírus”, frisou. Entre os cuidados que ele destaca, está a proteção da boca e nariz ao tossir e espirrar, cobrindo-os preferencialmente com a dobra do cotovelo, evitando o uso das mãos. Gabbardo também ressaltou a importância de lavar as mãos com frequência, com água e sabão ou utilizando álcool gel, assim como evitar locais com aglomeração de pessoas (escola, transporte público, centros comerciais, entre outros) se estiver com os sintomas.

Em relação à parceria com o Cremers, o secretário apontou a necessidade de consenso nas informações trabalhadas pela comunidade médica. “Nosso anseio é por uma uniformidade nas orientações, sem divergências e com a adesão dos profissionais, sejam da rede pública ou privada”, afirmou. A fala foi ratificada pelo presidente do conselho, Rogério Aguiar, que comentou o princípio ético de estender ao maior número de pessoas os avanços e informações da área médica. Na sequência, foi apresentada a campanha de mídia da entidade em parceria com a SES e UFRGS, que fala do alerta ao H1N1. A ação publicitária conta com cartazes informativos, outdoors, peças em jornais e no site do conselho.

RSContraGripe

A campanha RSContraGripe, uma parceria da SES/RS  com o núcleo de Telessaúde da UFRGS e o Cremers, também foi apresentada esta manhã. O telefone 0800-645-3308 já está disponível para esclarecimento de dúvidas sobre sintomas, prevenção e recomendações sobre a gripe e Influenza. O horário de funcionamento é de segunda à sexta-feira, das 8 horas às 17h30min. As ligações são gratuitas. Além disso, o site telessauders.ufrgs.br/gripe disponibiliza vídeos e materiais informativos para download sobre cuidados para prevenir e tratar a gripe, resfriados e outros problemas respiratórios.

Vacinação no RS

Ao todo, mais de 3,5 milhões de pessoas no Estado integram os públicos-alvo da vacinação. São eles: Maiores de 6 meses a menores de 2 anos; Maiores de 2 anos a menores de 5 anos;  Gestantes (em qualquer idade gestacional); Puérperas (mulheres no período até 45 dias após o parto); Trabalhadores da Saúde; Povos indígenas; Pessoas com 60 anos ou mais; População privada de liberdade; funcionários do sistema prisional e adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; Pessoas portadoras de doenças crônicas

Os públicos – que não sofreram alteração em relação a 2015 - foram escolhidos levando-se em conta quem possui mais chances de desenvolver complicações a partir da gripe. Neste próximo sábado, 30 de abril, será o Dia D da campanha, quando os mais de 1,8 mil pontos de vacinação  no RS estarão extraordinariamente abertos para a imunização. Estudos científicos utilizados pelo Ministério da Saúde demonstram que a vacinação pode reduzir em até 45% o número de hospitalizações por pneumonias e em aproximadamente 50% nas doenças relacionadas à Influenza.

Portadores de comorbidades

Devem receber a vacina pessoas com doenças respiratórias, cardíacas, com imunodeficiência, entre outras que tenham recomendação médica para isso. A vacinação desse grupo deve ser realizada em todos os postos de vacinação. No entanto, mantém-se a necessidade de prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina, que deverá ser apresentada no ato da imunização. Pacientes já vinculados a programas de controle das doenças crônicas do Sistema Único de Saúde (SUS) devem se dirigir aos postos em que estão cadastrados para receberem a dose. Em caso de não haver posto de vacinação no local onde o paciente é atendido regularmente, deve-se buscar a prescrição médica na próxima consulta que estiver agendada. Pacientes atendidos na rede privada ou conveniada também devem buscar a prescrição médica com antecedência e apresentá-la nos postos de vacinação.