Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente ....
Início do conteúdo
Página inicial > Comunicação > Notícias > ESP/RS e UERGS divulgam o edital de Curso de Especialização em Saúde Pública – 2016/2017
RSS
A A A
Publicação:

ESP/RS e UERGS divulgam o edital de Curso de Especialização em Saúde Pública – 2016/2017

Edital
O curso visa formar trabalhadores generalistas com capacidade de colocar em análise o campo de forças e as concepções em disputa no campo da saúde - Foto: Ilustração de Henrique Lippert

A Escola de Saúde Pública (ESP/RS), da Secretaria Estadual da Saúde (SES), torna pública a abertura das inscrições para o Processo Seletivo no Curso de Especialização em Saúde Pública, em parceria com a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) e apoio da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP/ MS/RJ)/Rede de Escolas e Centros Formadores em Saúde Pública (RedEscola). As inscrições estão abertas no período de 15 de fevereiro a 14 de março de 2016, podendo ser realizadas pessoalmente, por procuração ou por Sedex. Leia mais no edital aqui.

O curso visa formar trabalhadores generalistas com capacidade de colocar em análise o campo de forças e as concepções em disputa no campo da saúde, além de proporcionar troca de saberes, reflexão sobre o processo de trabalho na saúde e contribuir na construção de ferramentas potencializadoras para um pensar e agir estratégico no cotidiano das práticas, desenvolvendo redes solidárias para a gestão de processos educativo. O curso será ministrado no período de 14 de abril de 2016 a 30 de outubro de 2017. A estrutura curricular é composta por cinco Unidades de Produção Pedagógica estruturadas por 19 Redes Temáticas de Produção de Conhecimento, Seminários e atividades práticas no território, com carga horária total de 34 créditos (510 horas).

O curso é um resultado da primeira Reunião de Integração Docente do Curso de Especialização em Saúde Pública, que aconteceu em dezembro de 2015. A retomada desse processo de formação de sanitaristas nasce de uma iniciativa do Ministério da Saúde, em conjunto com a Escola Nacional de Saúde Pública, através da Rede de Escolas e Centros Formadores em Saúde Pública - Redescola, em parceria com dez escolas e/ou centro formadores em saúde pública no Brasil e propõe a formação de 600 sanitaristas em duas edições do curso de especialização. A Escola de Saúde Pública, convidada a participar do projeto, inicia então uma ampla discussão com as demais escolas, ENSP e a Redescola, assim como com seus trabalhadores e parceiros, a fim de construir um curso que atenda às suas necessidades locorregionais, buscando a formação de um profissional que fortaleça o SUS e atue num cenário contemporâneo e complexo, de modo a qualificar o cuidado, a gestão, o controle social e a formação.

Endereço da página:
Copiar
ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA