Página inicial > Comunicação > Notícias > Aula inaugural de Curso de Auxiliar em Saúde Bucal acontece nesta quarta-feira

Aula inaugural de Curso de Auxiliar em Saúde Bucal acontece nesta quarta-feira

Autoridades no auditório da ESP
A atividade visa a atuação prioritária na Atenção Básica dos municípios da 2ª CRS - Foto: Gabriel Severo

A Escola de Saúde Pública (ESP/RS) e a 2ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) promoveram a aula inaugural do Curso de Qualificação Profissional de Auxiliar em Saúde Bucal, nesta quarta-feira, 16. A atividade visa a atuação prioritária na Atenção Básica dos municípios da 2ª CRS, além de qualificar e integrar os profissionais da área, atendendo a expansão da demanda de educação profissional da Política Nacional de Saúde Bucal.

A coordenadora da 2ª CRS, Tarsila Crusius destacou o longo processo de desenvolvimento até a aplicação curso. “Após seis anos, me sinto feliz em estar finalmente coroando um trabalho de extrema relevância, feito por várias mãos”, ressaltou. “Portanto, levem a seus municípios a sua importância como fortalecedores e multiplicadores de saúde”.

Por outro lado, a diretora da ESP/RS, Teresinha Valduga Cardoso, falou da responsabilidade pela qualidade, segurança e assistência do SUS. “A humanização é um fator crucial, pois ouvimos muitos casos de descaso com os usuários. Entretanto, sabemos que se trata de um sistema que funciona, qualificado e reconhecido internacionalmente”, salientou.

Para a secretária de Saúde de Arroio dos Ratos, Ivete Canha, a oportunidade é algo bastante significativo para a cidade. “Atualmente, em nosso município, temos apenas quatro profissionais de saúde bucal. Agora, com esta iniciativa, podemos ajudar a suprir a demanda”, frisou.

A instituição de ensino que ganhou a licitação e será responsável por executar o curso para 35 alunos é a Escola de Educação Profissional (SEAC). Também presente estava sua coordenadora Cristiane Yung, e a enfermeira membro do Grupo de Estudos em Promoção em Saúde e professora do curso, Maíra Rosetto.

A atividade é voltada aos profissionais dos municípios da 2ª CRS e dos municípios de Cambará do Sul, São José do Hortêncio e Santa Maria do Herval.