Página inicial > Comunicação > Notícias > Escola de Saúde Pública comemora 53 anos em programação semanal

Escola de Saúde Pública comemora 53 anos em programação semanal

Selo
Foi programada uma semana de atividades em comemoração a data - Foto: Ilustração de Henrique Lippert

Em alusão ao aniversário de 53 anos da Escola de Saúde Pública (ESP/RS), foi programada uma semana de atividades comemorando a data. Na segunda-feira, acontece um almoço de confraternização dos servidores. Na terça-feira, está programado um Seminário Integrador de Pesquisa e um Seminário de Saúde Mental da Residência Integrada em Saúde (RIS). Na quarta-feira, ocorre a apresentação da tese Múltiplas mortes de SI: Suicídio de idosos no Sul do Brasil, da servidora Drª Cláudia Weyne Cruz, às 14h. Na quinta-feira, realiza-se o IV Encontro Regional de Educação em Saúde Coletiva e Humanização da 1ª Coordenadoria Regional de Saúde e Mostra de Trabalhos, às 8h. Na sexta-feira, acontece o Arraial da ESP, confraternização dos funcionários e residentes, que fecha a agenda comemorativa.

História

Concebida em 11 de julho de 1962, a ESP/RS foi criada na Faculdade de Medicina da UFRGS como resposta da demanda de existir dentro da Secretaria de Saúde um órgão responsável pela realização de cursos e treinamentos nos diferentes campos de saúde pública. Foi pioneira no Brasil, junto com o estado do Piauí, na implementação dos cursos descentralizados de saúde pública na Escola Nacional de Saúde Pública, formando sanitaristas para a região sul do país. Neste sentido, atendeu as demandas dos estados de Santa Catarina e Paraná por quatro anos. Igualmente significativa foi sua atuação na formação de auxiliares de epidemiologia, qualificando as ações de notificação de doenças e adoção de medidas de bloqueio da transmissão e contágio no processo de combate e erradicação de doenças como varíola. Também foi relevante sua atuação no processo histórico do Movimento da Reforma Sanitária Brasileira, ocorrido na década de 1980, responsável pela implantação do SUS.

A ESP/RS deu continuidade à sua atuação em prol do sistema público de saúde em todas as áreas educativas desenvolvidas desde sua criação. Estendeu ações na gestão de políticas públicas de saúde, em composição com a capacitação de conselheiros de saúde, à ação de debate das políticas públicas de saúde junto aos estudantes de graduação dos vários cursos da área, à participação na montagem do primeiro curso de graduação em saúde coletiva da região sul do Brasil e à cooperação técnica e financeira com Instituições de Ensino Superior e associações científico-profissionais da saúde. Com a finalidade de desenvolver novas atividades, foram criadas estruturas de descentralização e regionalização da própria Escola. Para desenvolver as novas atividades, criou estruturas como a descentralização e a regionalização da própria Escola, com os Núcleos Regionais de Educação em Saúde Coletiva (Nuresc), distribuídos pelas coordenações regionais do sistema estadual de saúde do Estado.

Atualmente, a Escola promove o 1ª edição do curso de Qualificação em Imunizações, a segunda etapa do curso Nacional de Qualificação de Auditoria e Ouvidoria do SUS e o curso de Especialização em Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, além das aulas da Residência Integrada em Saúde, que recentemente teve seus tutores qualificados na pesquisa em Bases de Dados da Saúde pelo Centro de Informação e Documentação em Saúde (CEIDS). A Escola ainda faz parte da Rede de Escolas e Centros Formadores em Saúde Pública e mantém parceria com diversas universidades.