Página inicial > Comunicação > Notícias > Livro Global Health Watch 4 tem lançamento na Casa de Cultura Mário Quintana

Livro Global Health Watch 4 tem lançamento na Casa de Cultura Mário Quintana

Autoridades na mesa
Na ocasião, ocorreu também a aula final do curso Tópicos em Saúde Global: Global Health Watch 4 - Foto: Fernanda Nunes

Aconteceu o lançamento do livro Global Health Watch 4 – An Alternative World Health Report no Teatro Bruno Kiefer da Casa de Cultura Mário Quintana nesta segunda-feira, 29. O evento é uma parceria da Escola de Saúde Pública (ESP/RS), com o Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva da UFRGS, o Movimento pela Saúde dos Povos (MSP), a Secretaria Estadual da Cultura e a Casa de Cultura Mário Quintana.

A quarta edição da publicação integra uma análise rigorosa, propostas alternativas e histórias de lutas e mudanças para imaginar e construir uma transformação radical da maneira como abordamos as ações e as políticas em saúde. A representante do MSP, Mariana Martins, fez uma breve apresentação dos pontos destacados no livro, que abrange questões que atualmente impactam a saúde, como a atual arquitetura política e econômica em um mundo globalizado, o contexto político e as experiências dos países em relação a Cobertura Universal da Saúde, os determinantes da saúde, como violência de gênero e o acesso à água e a terra e análise de instituições e processos globais. A publicação já está disponível online, na íntegra e gratuitamente. Acesse aqui.

Na ocasião, ocorreu também a aula final do curso Tópicos em Saúde Global: Global Health Watch 4, com a conferência Desafio: produzir indicadores de saúde e desenvolvimento para uso no nível local, da professora Dra. Maria Inês Azambuja da UFRGS.

Representando o Secretário Estadual da Saúde, João Gabbardo dos Reis, a diretora da ESP/RS, Teresinha Valduga Cardoso, destacou a relevância da atividade, parabenizando todos os organizadores. “Trata-se de um evento de significância e importância muito grande e, por isso, gostaria de expressar a felicidade da ESP/RS por estar envolvida nesta atividade, nos botando de portas abertas e à disposiçãode todos que tenham interesse em dialogar sobre saúde e educação”, ressalta Teresinha.

A representante da UFRGS, professora Cristianne Famer Rocha, destacou a forma como o curso foi recebido pelos envolvidos. “A reação dos alunos foi bastante positiva e entusiasta. Todos entenderam a dimensão destas aulas, que todos devemos pensar globalmente, mas agir localmente”, aponta a professora sobre o material que é visto como um guia para a saúde em nível mundial.