Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente.
Início do conteúdo
Página inicial > Institucional > Estrutura > Divisões/Coordenações > Residência Integrada em Saúde
RSS
A A A

Residência Integrada em Saúde

À Coordenação da Residência Integrada em Saúde é responsável pelo planejamento, acompanhamento e coordenação do Programa de educação em ambiente de serviço, sob a forma de Residência Integrada em Saúde (RIS), que envolve as Residências Médica e Multiprofissional em Saúde, mantida no âmbito da ESP/RS e das instituições vinculadas à administração estadual e municípios parceiros. Entre suas principais atribuições estão o estabelecimento do currículo em consonância com a legislação, com a especificidade de cada ênfase, com as políticas de saúde e educação vigentes; a organização do calendário letivo; a articulação e interlocução com os municípios e instituições onde a residência está ou venha a estar inserida; o gerenciamento das vagas a serem ofertadas em cada Programa de Residência, de acordo com as necessidades do SUS e condições dos campos de práticas; o desenvolvimento de estratégias para promover a qualificação e educação permanente de preceptores e tutores nas áreas de ensino e pesquisa,bem como a execução de outras atividades correlatas ou que lhe venham a ser atribuídas.

 

COORDENADORA

Maria Antonia Heck

esp-residencias@saude.rs.gov.br

Fone: (51) 3901-1471/1495

Avenida Ipiranga, 6311  - Bairro Partenon - Cep: 90610-001 - Porto Alegre - RS

 

 

 

 

Legislação

Manual de Orientações RIS 2018

Manual de Orientações RIS 2017

Manual de Orientações  RIS 2016

Manual   TCC 2015 RIS/ESP 

Manual   TCC 2013-2014 RIS/ESP 

Capa 2013-2014 RIS/ESP

Folha de Guarda 2013-2014 RIS/ESP

 

OBS: A CAPA E A FOLHA DE GUARDA DEVEM SER IMPRESSAS EM PAPEL A4 DE 150 GRAMAS E ENCADERNAÇÃO DO TIPO BROCHURA COM COLA QUENTE.


 

 

 

 Atualmente são cinco as áreas de ênfase da Residência Integrada em Saúde, assim distribuídas:

 

  • Atenção Básica

Locais de Profissionalização:Rede Intersetorial de Saúde nos municípios de Porto Alegre, Esteio, Sapucaia do Sul e Venâncio Aires, assim como em outros municípios que mantenham acordos de cooperação técnica com a ESP/RS.

Público: Graduados em Medicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Nutrição, Odontologia, Psicologia e Serviço Social.

Titulação: Para médicos, Residência em Medicina de Família e Comunidade. Para as demais profissões, Residência em Atenção Básica em Saúde Coletiva – Aperfeiçoamento Especializado.

 

  • Saúde Mental Coletiva

Locais de Profissionalização:Hospital Psiquiátrico São Pedro, Rede Intersetorial de Saúde nos municípios de Porto Alegre, Canoas, Esteio, Sapucaia do Sul e São Lourenço do Sul, assim como em outros municípios que mantenham acordos de cooperação técnica com a ESP/RS.

Público:Graduados em Medicina, Educação Artística, Educação Física, Enfermagem, Psicologia, Psiquiatria, Serviço Social e Terapia Ocupacional.

Titulação:Para médicos, Residência em Psiquiatria. Para as demais profissões, Residência em Saúde Mental Coletiva – Aperfeiçoamento Especializado.

 

  • Pneumologia Sanitária

Locais de Profissionalização: Hospital Sanatório Partenon e Rede Intersetorial de Saúde nos municípios de Porto Alegre, Canoas, Esteio e Sapucaia do Sul, assim como outros municípios que mantenham acordos de cooperação técnica com a ESP/RS.

Público:Graduados em Enfermagem, Fisioterapia, Psicologia e Serviço Social.

Titulação:Residência em Pneumologia Sanitária - Aperfeiçoamento Especializado.

 

  • Dermatologia Sanitária

Locais de Profissionalização:Ambulatório de Dermatologia Sanitária e Rede Intersetorial de Saúde nos municípios de Porto Alegre, Canoas, Esteio e Sapucaia do Sul, assim como outros municípios que mantenham acordos de cooperação técnica com a ESP/RS.

Público:Graduados em Medicina, Farmácia, Nutrição, Psicologia e Serviço Social.

Titulação: Para médicos, Residência em Dermatologia. Para as demais, Residência em Dermatologia Sanitária - Aperfeiçoamento Especializado.

 

  • Vigilância em Saúde

Locais de Profissionalização: Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS), Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre (CGVS) e Rede Intersetorial de Saúde nos municípios de Porto Alegre, Canoas, Esteio e Sapucaia do Sul, assim como outros municípios que mantenham acordos de cooperação técnica com a ESP/RS.

Público:Graduados em Geografia, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia Elétrica, Física, Biologia, Farmácia, Nutrição, Medicina Veterinária, Enfermagem e Saúde Coletiva.

Titulação: Residência em Vigilância em Saúde - Aperfeiçoamento Especializado.

Endereço da página:
Copiar
ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA