Página inicial > Comunicação > Notícias > Trabalhadores do SUS da 4ª CRS concluem curso de saúde do idoso

Trabalhadores do SUS da 4ª CRS concluem curso de saúde do idoso

Diretora Waleska na solenidade de entrega dos certificado
Curso visa desenvolver processo educativo para profissionais de apoio ao idoso - Foto: Ana Fumegalli

A Escola de Saúde Pública (ESP/RS) participou da entrega de certificados de conclusão do Curso de Aperfeiçoamento em Saúde do Idoso, realizada em Santa Maria, nos dias 10 e 11 de junho. Dirigido a trabalhadores de nível médio da área da saúde de municípios da 4º Coordenadoria Regional de Saúde, o curso teve por objetivo desenvolver processo educativo para aperfeiçoar profissionais envolvidos no cuidado de pessoas idosas, visando à promoção da saúde e à integralidade da atenção, considerando aspectos ligados ao convívio familiar e comunitário, além da melhoria da qualidade de vida.

Promovido pela Secretaria de Estado da Saúde, por meio da ESP, e realizado pela Seac Escola de Educação Profissional de Cachoeira do Sul, de dezembro de 2013 a abril de 2014, o curso teve 160 horas-aula e tratou de temas como o contexto sociocultural e o processo de envelhecimento, o cuidado e a rede de apoio ao idoso. O curso integra um programa do Ministério da Saúde que tem por objetivo qualificar a formação do trabalhador da saúde de nível médio.

O idoso constitui hoje um grupo prioritário de usuários do SUS, especialmente no Estado, onde está população cresceu muito na última década. “É fundamental que os trabalhadores do SUS estejam preparados para entender a complexidade do envelhecimento e atender as necessidades de saúde deste segmento da população”, afirmou a diretora da ESP/RS, Waleska Antunes da Porciúncula Pereira. Segundo ela, a ESP/RS é responsável pelas ações de educação permanente no Estado, sendo que o curso foi construído em nível local, em articulação com o Núcleo Regional de Educação em Saúde Coletiva (Nuresc), estrutura regional de saúde responsável pela implementação da estratégia de descentralização da formação e capacitação dos trabalhadores do SUS.

“A partir da articulação com os Nuresc e dos vários atores locais, viabilizamos cursos como este, que atendam às necessidades e ao perfil de saúde regionais. Permanentemente estamos trabalhando para viabilizar outras ações que contribuam para qualificar a formação dos agentes comunitários de saúde no Estado”.

A coordenadora Regional da Política de Saúde do Idoso, Gisela Cataldi Flores, lembrou que no processo de construção do curso foram consideradas as necessidades e a realidade dos municípios da 4ª CRS. “Graças a parceria com a SEAC, pudemos contar com um corpo docente composto por professores com formação em gerontologia”. De acordo com ela, os participantes do curso estão sensibilizados para as questões do envelhecimento e para o atendimento à saúde do idoso. “É importante que cada um busque apoio junto aos gestores dos seus locais de trabalho no sentido de operacionalizar os conhecimentos adquiridos visando assegurar aos usuários do SUS um envelhecimento digno, com autonomia e qualidade de vida”.

Segundo a coordenadora adjunta da 4º Coordenadoria Regional de Saúde, Marian Neal Moro, os profissionais que participaram do curso estão preparados para compartilhar informações e contribuir para ampliar o olhar de outros colegas de equipe para as questões relativas à saúde do idoso e ao envelhecimento saudável.

A diretora da SEAC Escola de Educação Profissional, Cristiane Jung, destacou o trabalho conjunto com a ESP e 4ª CRS e a qualificação do quadro de professores como fundamentais para assegurar o sucesso do curso. “É expressivo o número de alunos que iniciaram e concluíram o curso. O conhecimento adquirido por estes profissionais de saúde representa um aprendizado que continuará rendendo frutos em suas vidas em nível pessoal e profissional”, concluiu.